O que é Mangá? ENTENDA AGORA!

O que é mangá?Você sabe o que é mangá?

Com certeza você já viu ou ouviu falar sobre DragonBall, Naruto ou Pokémon. Mas você sabe o que eles realmente são? Se você não sabe, certamente nunca ouviu falar sobre o que é mangá.

O que são os mangás?

Mangás são histórias em quadrinhos de origem japonesa, com traços únicos e diferentes daqui do ocidente. Mais comumente seus personagens tem olhos grandes e o seu sentido de leitura é diferente do nosso. Inclusive, quando começamos a ler uma mangá, lemos do fim para o começo, da direita pra esquerdaOrdem de leitura de um Mangá. Imagem de Yuri Connect.

Lá no Japão os mangás são publicados em um grande almanaque feito de folha de jornal e em preto e branco. Desses almanaques, quando o mangaká, que é o autor do mangá, ganha popularidade ele tem direito a lançar volumes de sua própria série em vez do almanaque cheio de autores.

Quando um mangá faz muito sucesso é bem comum que eles ganhem adaptações animadas que vão para as TVs ou para os cinemas, que são os animes.

O que é mangá - Anime VS Mangá

Porém o mangá pode ser uma adaptação de um anime, ou ser uma adaptação de uma light novel. E assim por diante.

Além disso, o Mangá pode ser divido em várias categorias e nichos, veja aqui alguns exemplos:

PÚBLICO: Kodomo (Criança); Shonen (Menino); Shojo (Menina); Seinen (Para homens adultos) Josei (Para mulheres adultas); Gekigá (Adultos) e muito mais!

GÊNERO: Slice of Life (Geralmente escolar ou sobre o dia-a-dia); Mahou Shojo (Garota Mágica); Mecha (Com Robôs) ação, drama, esportes e entre outros.


Como surgiram os mangás?

Há várias histórias de como o mangá pode ser surgido, mas o que é mais conhecido é que o termo “mangá” foi introduzido em 1814 por Katsushika Hokusai, gravurista da era Edo com sua célebre obra de desenhos sequenciais de 15 volumes.

Porém só em 1950, depois da segunda guerra que o termo foi popularizado por Osamu Tezuka, muito conhecido como o pai do mangá.

Uma das gravuras de Hokusai. O gravurista também é autor da "Grande Onda de Kanagawa".

       Uma das gravuras de Hokusai, também é autor da “Grande Onda de Kanagawa”.


O mercado de mangás!

O mercado de mangás é grande e está expandindo. Aqui no Brasil ele começou a ganhar uma forma com a editora Conrad e JBC depois da vinda do anime de Cavaleiros do Zodíaco.

E ainda hoje este mercado está se expandindo ano após ano, temos grande títulos de peso como One Piece, Naruto, Death Note entre vários que não dá pra citar neste post!

Porém este mercado ainda tem muito a crescer e a ser valorizado.

Mercado de Mangás

Hoje ele é uma das leituras mais bem vindas em infanto juvenis e não falta em qualquer biblioteca.

E assim como o mercado nacional vem ganhando forças e licenciando mais materiais lá do Japão, a cultura do mangá e do anime vem ganhando mais adeptos.

E aí, você entendeu o que é mangá? Você quer entender mais sobre? Não se preocupe, teremos muito mais sobre esse universo! Curta nossa página no Facebook ou nos siga no Twitter para ficar por dentro das notícias!

UM GRANDE ABRAÇO E VOE ALTO! 🙂

Avalie a postagem.

Carolina

Me chamo Carolina e sou autora do Asas de Dragão. Eu estudo Artes Visuais e tenho conhecimento na área de Design Gráfico. Desenho a bastante tempo e aqui vou postar dicas para te ajudar a descobrir o incrível universo da ilustração e Design! Siga nas redes sociais e descubra mais!

Website: http://asasdedragao.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *