Mangá é Japonês ou Chinês? Quero entender!

Mangá é Japonês Ou Chinês

Me diga…Mangá é Japonês ou Chinês?

Para quem é acostumado com os mangás já sabe a resposta, mas para os mais novos a resposta é difícil. Mangá é Japonês ou Chinês afinal?

Nós sabemos que o mangá em si é proveniente do Japão, assim como está escrito neste artigo aqui!

Mas você não está em errado de fazer a confusão, afinal existem Mangás, Manhuas e Manhwas! Ou seja, são bem parecidos, mas não totalmente iguais! Veja as diferenças a seguir!


 

Mangá (Dragon Ball)

Mangá (Dragon Ball)

Mangás

São histórias em quadrinhos provindas do Japão. A ordem de leitura geralmente é da direita da esquerda. A divisão de publico alvo são feitas com base no sexo do leitor e idade do leitor, caindo depois para um gênero.

Por exemplo: O Mangá de Naruto é feito para meninos jovens (Shounen) que gostam de ação e fantasia.

Geralmente são pretos e branco com algumas páginas coloridas, com bom uso de retículas para sombreamento e detalhamento do desenho. Quem desenha mangá são os mangakás.


 

Manhua (Feng Shen Ji)

Manhua (Feng Shen Ji)

 Manhuas

São histórias em quadrinhos provindas da China. Também são lidos da direita pra esquerda. Sua principal divisão para o seu publico alvo são por gêneros.

Muitos deles são focados em política, satírica de ação e mais alguns outros.

Muitas de suas publicações, diferente dos mangás, são coloridas. E em alguns casos ou gêneros específicos, tem uma arte mais realista. Quem desenha os Manhuas são os Manhuajia.


 

Manhwa (The Breaker)

Manhwa (The Breaker)

Manhwa

São histórias em quadrinhos vindas da Coréia. O sentido da leitura, diferente dos mangás e manhuas são da esquerda para a direita, assim como nós lemos normalmente.

A principal divisão para o seu público são como os mangás, divididos por sexo e idade, depois para um gênero.

Alguns são levemente coloridos. Uma característica importante dos Manhwa é que geralmente os personagens tem um rosto bem mais cartunizado e o corpo mais realista. Quem desenha Manhwa é o Manhwaga.

Temos um grande contato com os Manhwas via Webtoons (São Histórias em Quadrinhos publicadas na internet.) publicadas em sites especializados no assunto.


Devo me atentar a dizer que não há uma regra fixa para cada uma dessas divisões. Afinal, todos eles foram inspirados na cultura antiga asiática.

Essas são características gerais de cada um. Quadrinho é arte, e cada artista tem seu jeito de trabalhar e publicar.

Tirou a sua dúvida se o Mangá é Japonês ou Chinês?

Nos encontre no Twitter e no Facebook pra ver mais curiosidades! 😋

Até mais!!

Avalie a postagem.

Carolina

Me chamo Carolina e sou autora do Asas de Dragão. Eu estudo Artes Visuais e tenho conhecimento na área de Design Gráfico. Desenho a bastante tempo e aqui vou postar dicas para te ajudar a descobrir o incrível universo da ilustração e Design! Siga nas redes sociais e descubra mais!

Website: http://asasdedragao.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *